SmartSection is developed by The SmartFactory (http://www.smartfactory.ca), a division of INBOX Solutions (http://inboxinternational.com)

Notícias > Sindicato dos Empregados no Comércio realizou Café Sensorial

Sindicato dos Empregados no Comércio realizou Café Sensorial


Sob a coordenação do Prof. Paulo José Lara Dante, assessor do departamento de cursos da Fecomerciários Café Sensorial(Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo), aconteceu na manhã da última quarta-feira no Centro de Lazer Fishing Park, em nossa cidade, o "Café Sensorial", que tem por objetivo uma sensibilização social e empresarial para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O evento contou com a participação da palestrante e especialista Maria de Fátima e Silva.

Café SensorialA iniciativa foi do Sincomerciários de Itapetininga, Tatuí e Região, contando com a parceria da Fecomerciários. Segundo o presidente do Sincomerciário, Marcelo Lúcio de Meira, já há algum tempo o projeto era solicitado para Itapetininga. "É muito importante a sensibilização do empresário, para que se insira os deficientes no mercado de trabalho", ressaltou Marcelo.



O projeto "Café Sensorial" recebe os convidados de uma forma diferente, onde eles são vendados e conduzidos pela equipe de apoio, podendo sentir "na pele" algumas sensações como um deficiente visual. A intenção é que através da dinâmica, os convidados, ao vivenciarem uma situação real, possam buscar conhecimentos que favoreçam o desenvolvimento profissional e social da pessoa com deficiência.

Café SensorialApós esta dinâmica com os participantes, foi feita uma explicação sobre os problemas que são enfrentados pelos deficientes e ainda como tratar com igualdade as diferenças e aplicar medidas justas, nas justas medidas da desigualdade.

Vale destacar que todo o evento foi também transmitido através da linguagem dos sinais, pelo Silas Niachi de Oliveira.

No Brasil o decreto nº 3298, de 20 de dezembro de 1.999 regulamenta a Lei nº 7853 de 24 de outubro de 1989 e dispõe sobre a Política Nacional para a integração da Pessoa Portadora de Deficiência. O respaldo legal para o movimento de inclusão de pessoa com deficiência no trabalho se apóia no sistema de cotas ou de reserva de mercado, que prevê um número determinado de vagas a serem preenchidas por pessoas com deficiência. A empresa com 100 ou mais funcionários está obrigada a Café Sensorialpreencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência.

Autoridades dos Municípios de Itapetininga e Tatuí, membros de associações de apoio ao deficiente físico como a CEPREVI (Centro de Pesquisa e Reabilitação Visual de Itapetininga), Ministério do Trabalho, INSS, Sincomerciários de Itapeva, Itu, Botucatu, Sorocaba, Sindicato dos Químicos e Sindicato Rural marcaram presença no evento.
  Veja em artigo em formato PDF Imprimir artigo Enviar artigo

Navegue pelos artigos
Artigo prévio Faça seu Cálculo Trabalhista Sincomerciários entrega mais 15 certificados Próximo artigo